Na ânsia de afastar os "monstros" do analfabetismo e da evasão escolar muitas mudanças já ocorreram com relação à prática de alfabetização. No Brasil surgiram diversos métodos e tendências que pretendiam (ou pretendem) contribuir para o sucesso da alfabetização. Infelizmente esses métodos não são fórmulas mágicas e tampouco contentam todas as pessoas envolvidas na tarefa de alfabetizar. Sou professora alfabetizadora há alguns anos e as discussões sobre os métodos de alfabetização sempre estiveram ao meu derredor e a esse respeito cito as palavras de FERREIRO e TEBEROSKY. "Nenhum método educacional garante bons resultados sempre e em qualquer lugar, isso só se obtém com a competência do professor". Quando me indagavam sobre qual método eu utilizava para alfabetizar, a resposta era dada de acordo com o freguês. As vezes me dizia construtivista, mas o que eu gostava mesmo de dizer era: "Meu método é eclético". Nunca fui dada a seguir modismos. Sempre procurei conhecer, analisar e utilizar o que julguei pertinente, porém nunca abandonei totalmente o"velho" em função do novo, por isso me identifiquei com a fala do texto de Iole Maria F. Trindade "Não há como alfabetizar e letrar sem o uso de múltiplos métodos". Considero a questão dos métodos importante, mas não a única, nem a mais importante. Há muitas outras questões envolvidas no processo de aquisição da leitura e da escrita que são fundamentais como por exemplo a competência linguística da criança e suas capacidades cognoscitivas.
Não existe um método infalível e não existe formula mágica: é preciso aprender a lidar com a incerteza e estar pronto a tentar novos caminhos ou retomar antigos, se esses se mostram mais adequados. Métodos devem ser vistos como ferramentas e não como armaduras que enclausuram o saber e criam à autoridade que, de tão sábia, não pode mais aprender (nem ensinar!).
domingo, 22 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá, Eunice!!!
Concordo contigo! Creio que o melhor é nos basearmos naquilo que acreditamos, independente do método ter várias linhas. O importante é mesclar com o que há de bom e de acordo com o que pensamos.
Abraço, Anice.
Eunice!!!
Quero te desejar boas vindas! Que este semestre seja um período cheio de superações e aprendizagens!
Te espero dia 23/03.
Grande abraço, Anice.
Olá, Eunice:
Tudo bem?
Estamos próximos da terceira semana e a exigência da escrita aqui é semanal, certo?
Vamos ficar no aguardo de novas contribuições tuas.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário