domingo, 25 de abril de 2010

A primeira aula de informática dos meus alunos


As atividades que planejei para esta semana, ficaram um pouco alteradas porque a inauguração do laboratório de Informática da escola prevista para depois do feriado foi antecipada para a segunda-feira, devido a reabertura da biblioteca que é no mesmo prédio. Como todas as turmas fariam a visitação na biblioteca, a direção resolveu fazer as duas coisas no mesmo momento e achou interessante ter uma turma trabalhando no laboratório durante a visita. Como eu já havia me preparado com antecedência e os alunos estavam ansiosos esperando esse momento, foi possível efetivar a ação. Os alunos interagiram com um software educacional do tipo tutorial ( ALFACEL) com conteúdo relacionado a alfabetização. Ele apresenta números, vogais e consoantes de forma um pouco tradicional na minha opinião, mas meu objetivo maior nessa primeira aula era a funcionalidade, ou seja, o manuseio do mouse e do teclado.Algumas crianças demosnstraram habilidade, outras que nunca haviam usado um computador, apresentaram mais dificuldade em controlar o cursor com o mouse.Levantavam o mouse no ar e colocavam na frente da tela, como se este fosse um controle de TV, outros tiravam e colocavam o fone de ouvido pra ver se ouviam alguma coisa sem ele, ou colocavam no colega que estava em pé ao lado, esperando a vez, pois não havia computadores para todos. Foi preciso revezar, mas foi tranquilo

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eunice:

Sabemos que o planejamento é mesmo muito importante, pois norteia mas ele não é tudo. A flexibilidade tem que surgir para que determinada demanda seja suprida.

Nem sempre a situação é ideal, mas precisamos nos adequar e tirar proveito ao máximo.

Grande abraço, Anice.