A Educação Inclusiva atenta a diversidade inerente à espécie humana, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos: os portadores de necessidades especiais, os negros, os brancos, os indígenas; pois é sabido que esta heterogeneidade só enriquece o cenário pedagógico.
A interdisciplina EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS - B me fez refletir sobre o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais na rede comum de ensino e a necessidade de preparação dos professores, uma vez que a educação inclusiva supõe práticas pedagógicas diferenciadas.
Legalmente é garantido a todos o direito à educação, mas também, de acordo com a lei, o professor de classe regular deve ser capacitado. De acordo com a lei, são considerados professores capacitados para atuar em classes comuns com alunos que apresentem necessidades educacionais especiais àqueles que comprovem que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao desenvolvimento de competências e valores para tanto.
No entanto, não é o que ocorre na prática. Atender as diferenças é um desafio. Desafio para o qual não nos sentimos aptos. Estamos todos carentes de estudos que permitam melhor compreender o movimento de inclusão no ensino regular, seus efeitos e suas consequências, tanto para os alunos e professores, quanto para as instituições de ensino.
Eu particularmente, não me sinto capacitada, porém é certo que quando tiver que enfrentar a situação, buscarei meios para isso, pois procuro não me acomodar às situações e tento, na medida do possível, focar minha atenção na resolução e não no problema.
Ao meu ver, é preciso admitir com determinação a nova realidade e entender que a inclusão é um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades de cada aluno e o contexto da escola. E para que o processo de inclusão realmente ocorra, toda a comunidade escolar deverá aprender a expressar sem medo suas dificuldades, pedir auxílio quando se fizer necessário, saindo da passividade e da acomodação.
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Um comentário:
Querida aluna Eunice!
Penso que a interdisciplina “Educação de Pessoas com Necessidades Especiais”, foi muito importante no Curso, para se refletir sobre a Inclusão nas escolas, acredito que o desafio maior é capacitação dos Educadores e o preparo de toda a comunidade escolar, para que haja um bom trabalho sem prejuízo para as partes.
Obrigada por sua poetagem!
Um grande abraço,
Geny
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