sábado, 17 de maio de 2008

Formando FILA

Realizei na semana passada, com meus alunos do 1º ano, uma atividade simples, onde o objetivo era organizar previamente a fila para a apresentação referente ao dia das mães.
Como estávamos em sala de aula eu dispunha de um tempo maior para organizá-los, mas precisava achar um jeito de manter essa organização até o momento que saíssem da sala de aula e se dirigissem para o local da apresentação.
Dispúnhamos ainda de meia hora até que as homenagens começassem e eles não poderiam aguardar em fila e em pé, pois se cansariam. Então organizei a fila das meninas e dos meninos em ordem crescente e distribuí a cada um deles, um número referente à posição que ocupavam na fila e pedi que sentassem em seus lugares. Depois pedi para que formassem as filas novamente e deu super certo.
Aparentemente, não há nada de mais nessa atividade. porém se pararmos para analisar, veremos uma infinidade de conceitos e noções presentes nela: interpretação de informações, ordem e sequência numérica, ordem crescente, classificação (sexo/altura), localização espacial, posicionamento, contagem, solução de problemas, etc.

domingo, 11 de maio de 2008

Antes e Depois

A cada novo tempo, a sociedade, a paisagem, o homem se modifica e essas modificações não apagam as modificações do espaço de tempo anterior de maneira que o passado deixa marcas no presente.

Homem antigo / Homem moderno


Usina do Gasômetro

Todos temos um passado, uma história...

É preciso que saibamos aproveitar o espaço da sala de aula para conhecer o nosso aluno, não só pelo nome, mas pela história de vida de cada um, seus anseios e expectativas. É esse convívio professor-aluno que nos permite eleger a metodologia e a didática mais adequadas para o melhor processo de ensino e aprendizagem.
Quando esse convívio é valorizado, o ensino se concretiza, a aprendizagem ocorre, o respeito se estabelece, as amizades se fortalecem e os ensinamentos perduram por toda a vida.
A linha do tempo do aluno, constitui portanto, um excelente recurso para conhecê-lo melhor.

domingo, 4 de maio de 2008

Desiquilíbrio Ambiental




O Desequilíbrio Ambiental não é democrático. Ele afeta a todos.
É importante que a criança perceba que no meio ambiente há um conjunto de elementos e condições que interferem no bem-estar e no desenvolvimento dos seres-vivos e que todos nós somos responsáveis pelo equilíbrio do mesmo.
Para que as crianças se reconheçam como parte integrante e ativa do ambiente, é necessário compreender que o cuidado com o mesmo começa com a atuação no lugar em que vivemos.
Para tanto em nossa escola desenvolvemos um projeto ambiental onde cada turma tem sua tarefa, cabendo aos alunos menores (C.AT.) a limpeza e conservação do pátio, onde cada dia uma turma realiza a coleta e classificação do lixo.
Devido a essa prática, os alunos vem adquirindo consciência e mantendo o pátio mais limpo, colocando o lixo no local indicado.