domingo, 3 de maio de 2009
O Problema Moral
A moral surge como um conjunto de leis que regulam a nossa conduta. Cada homem tem uma moral que lhe veio de fora, com a educação, isto é, com o fato de que o indivíduo pertence a uma sociedade, a uma comunidade histótica e social.
Através do debate realizado via fórum sobre o dilema do antropólogo francês, percebi que o problema moral não é um problema simples, nem como cega aceitação de regras de conduta que nos são fornecidas já prontas, nem como a afirmação de uma liberdade radical para estabelecermos, nós mesmos, sozinhos, os nossos valores e os nossos fins.
O problema moral na vida do homem é feito de contradições vividas, sempre renovadas, entre o que é proibido e o que é permitido e o senso de responsabilidade pessoal que define o sentido do agir humano, individual ou coletivo.
Outra questão que ficou bem evidente é que estamos sempre muito aptos a julgar o outro, segundo nosso próprio coeficente de valoração, atendendo, de uma maneira ou de outra, aos nossos interesses e necessidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Concordo contigo e por isso é tão complicado julgar e condenar alguém, ainda mais nas condições do Brasil em que o interesse e necessidade muitas vezes entram em jogo... É de se pensar... Abraço, Anice.
Postar um comentário