domingo, 20 de setembro de 2009

Práticas de Leitura, Escrita e Oralidade no contexto social

Achei interessante a abordagem sobre os processos e as estratégias interpretativas que as famílias com nível de escolarização distintos faz quando realiza uma atividade como a contação de estórias. Em ambos há eventos similares mas profundamente diferentes segundo kleiman (2006)
Famílias com nível de escolarização alto(universitário) interagem com a criança durante o evento, dirigindo a atenção dela para o livro, fazendo perguntas ("O que?" "Quando?") ou seja, o adulto expande, re-elabora, fazendo com que a criança imagine outras situações e inclua o evento em outros contextos. Nestas famílias, qualquer iniciativa da criança em eventos de letramento é altamente valorizado.
Nas famílias com baixa escolarização, o adulto reconta de maneira simplificada a estória do livro e faz perguntas sobre o nome das letras, números, cores e nomes de objetos, sem estender o evento a outros contextos. não existe a verbalização e retomadas constantes que caracterizam o outro grupo. A função da estória neste grupo é o entretenimento.
As diferenças entre as estratégias dos grupos, levaram-me a refletir sobre minha prática em sala de aula. Eu leio a estória e me detenho mais na interpretação da mesma. Faço perguntas sobre as situações que estão explícitas no texto. Raramente induzo as crianças à extrapolação para outros contextos como por exemplo, analogias com situações do cotidiano ou objetos do mundo real.
Depois dessa análise, pretendo modificar minha prática.



2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Eunice: Muito bárbara tua postagem. Fiquei surpresa ao ler a diferença entre os dois grupos. Gostei também da associação que fizeste com tua prática. Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eunice! Estamos esperando novas postagens, ok? Abração, Anice.