domingo, 4 de outubro de 2009

CURRÍCULO INTEGRADO

Nós professores somos constantemente bombardeados por conceitos, idéias e inovações. Atualmente vem sendo introduzidos na literatura educacional os conceitos de ensino interdisciplinar. A popularização do conceito "globalização" vem levando algumas pessoas a questionar os modelos "tradicionais" de ensino e a enfatizar a importância de aprender a tratar os problemas de maneira global.
Uma das justificativas para essa proposta se fundamenta no argumento de que, dada a explosão do conhecimento e da informação, a escola não deve ensinar só os conhecimentos próprios de cada disciplina, pois isso fragmenta a aprendizagem. Além do mais, o aluno não necessita de tanta informação específica e, sim, de destrezas gerais para localizar informações e resolver problemas.
Embora atraente, essa proposta na prática, não tem sua eficácia compravada e nem é viável em muitas instituições de ensino. Em minha escola, por exemplo, os professores interessados em ajudar os alunos a generalizar seus conhecimentos e habilidades em contextos mais amplos, não conseguem viabilizá-la devido a falta de tempo para planejar com os outros professores, atividades que envolvam mais de uma disciplina, tais como os projetos integrados. Quem o faz, faz fora do expediente e mesmo assim é muito difícil convencer os colegas a se engajarem na proposta.

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