domingo, 22 de novembro de 2009

O que observo nas séries iniciais



Numa sala de aula, seja qual for a série, as crianças se encontram em diferentes estágios do processo, seja de letramento, seja de alfabetização.
Na fase inicial de alfabetização (crianças de 6-8 anos) muitos estão se envolvendo pela primeira vez com práticas de letramento. Portanto, parte desses meninos e meninas ainda não lê autonomamente, mas já sabe que a escrita é diferente da fala, já identifica letras e mesmo palavras, escreve seu nome, acompanha as leituras feitas em voz alta na sala de aula e, melhor que tudo, quer dominar a escrita, quer aprender a ler e escrever por si só. A outra parte desses alunos já tem alguma experiência acumulada de convívio com a escrita, e já domina o código alfabético, sendo capaz de ler e escrever por conta própria algumas palavras isoladas.
Tudo que esses dois tipos de alunos precisam, além da orientação segura do professor ou professora, são bons motivos para aprender a ler e escrever. A aprendizagem de uma língua é difícil quando se apresenta de modo artificial, fragmentado, descontextualizado, sem valor social. A implicação pedagógica mais relevante, talvez esteja exatamente nessa tomada de consciência. Saber quais experiências de leitura e escrita os alunos trazem de seu cotidiano e, de que esferas são provenientes (família, lazer, comunidade religiosa, etc.) e trazer essa diversidade de conhecimentos para dentro da sala de aula, promovendo a utilização da língua em função de seus próprios objetivos, aprendendo-a em situações de uso e com materiais escritos que se encontram no mundo real dos alunos: jornais revistas, anúncios, guias de telefone, propagandas, etc.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eunice:

Tens alguma experiência para relatar sobre isto aqui no teu portfólio de aprendizagem? Seria bem interessante compreender uma situação específica e o manejo utilizado, não é mesmo?

Abraço, Anice.

Eunice Dalla Vecchia disse...

Anice, mas que prazer... Pensei que tinha me abandonado!
Querida eu não sabia que podia continuar postando...mas no momento estou atrasada com minha reflexão-sintese e a professora Geny está no meu encalço...rsrsrs Estou fazendo a análise do meu portfólio e "se der" farei uma nova postagem sobre o que me sugeriu...Gostaria de saber se nós teremos acesso a análise que outros colegas fizeram dos nossos portfólios, acho que seria muito interessante!
Bjs!

Eunice Dalla Vecchia disse...

Ah...e eu tenho um exemplo de prática de letramento documentada no meu planejamento da interdisciplina de Didática, eu acho, fiquei na dúvida pq a Interdisciplina de Linguagem e Educação tb propõs uma atividade com o mesmo planejamento ou vice-versa.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eunice!

Estou sempre aqui! Jamais abandonarei vocês! rsrs.

Imagino mesmo o quão ocupada estás. Quando der seria interessante mesmo esta postagem.

Tu só saberá quem analisou teu blog se a pessoa avisar e aí podes pedir para que ela te passe a análise.

Abração, Anice.