domingo, 4 de abril de 2010

Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim...?

Lembrancinha de Páscoa dos meus alunos
Alguns momentos impõem novos modos de conhecer e novas formas de ensinar. No projeto de Páscoa que desenvolvi em sala de aula, pude por em prática muitas das aprendizagens que tive na interdisciplina REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA - B, fazendo com que meus alunos percebessem que há muita matemática na música, na história, nas brincadeiras, enfim, no mundo.
As atividades que trabalhamos tinham implícitos diversos conceitos matemáticos e davam às crianças o gostinho da descoberta. Através da música que entitula essa postagem, pude explorar de forma lúdica, diversos conceitos como classificação, seriação, quantificação, a forma oval, etc. Portanto, esse conhecimento, não está restrito ao que chamamos de aprendizagem musical, mas pela riqueza de informações que contém a música.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eunice:

Essa atividade foi importante porque além de tratar vários assuntos teve, por trás dela, todo um planejamento, ou seja, havia um sentido para aquela determinada tarefa.

Bjs, Anice.

Eunice Dalla Vecchia disse...

Anice Querida! Estou meio sem saber o que postar no portfólio... Me dê umas dicas! Pode ser algo que comentei no pbworks referente o estágio?

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eunice:

A descrição das atividades devem ser feitas no diário de campo do pbwork de vocês, até para que o supervisor fique atento ao que tem ocorrido.

Aqui a escrita tem a ver, exclusivamente, aos processos de aprendizagem. O que, na semana, te chamou mais atenção? Quais ideias tiveste? Que modificações percebeste em tua prática e interação com os alunos? O que precisa estudar mais? Enfim, esse é um dos temas que podes abordar.

Abraço, Anice.