O planejamento envolve muita reflexão e pesquisa sobre qual a metodologia mais adequada para alcançar determinados propósitos ou a melhor estratégia que podemos utilizar para oferecer condições de efetiva aprendizagem aos alunos. As teorias pedagógicas bailam em nossa mente e lembramos que alguém afirmou tal coisa, mas não lembramos quem foi... E lá vamos nós para a pesquisa. Derepente aparece uma idéia criativa e com ela uma série de providências a tomar até se tornar passível de execução.
Por Exemplo:
Minha escola tem laboratório de informática, mas nunca foi usado. Eu que vou inaugurar o uso dos mesmos. Junto com a honra, vieram as dificuldades. Após analisar vários softwares educativos e selecionar o que mais atendia a minha proposta de trabalho e a faixa etária de meus alunos, copiei o programa e fui para o laborátório instalar nos computadores, no turno da noite, lógico, pois trabalho 40h durante o dia. a primeira dificuldade foi que o programa não era compatível com o linux, tive que chamar um técnico pra me orientar, solucionado esse problema, precisava de fones e ninguém sabia se tinha ou não, pois estamos sob nova direção. Quando os encontramos, alguns não funcionaram, compramos novos, e depois de duas noites de função, está tudo Ok, menos o planejamento, pois não podia planejar sem estar com os recursos em condição de uso. Aí li um e-mail da Tutora Cristiane, dizendo que eu deveria refazer minha Arquitetura Pedagógica e que para tanto tinha que reler um texto que já não havia entendido no semestre passado. Ainda não consegui concluir oPlano de Estágio solicitado na (letra "f") do Termo de Compromisso e nem pegar o termo no Pólo porque não estava lá na quarta-feira, mas eu fui lá... Tenho que fazer o planejamento da segunda semana que envolve pesquisa de vídeo, literatura, atividades, a música mais adequada, ou o que mais eu me propuser a fazer. Tem essa postagem aqui do Portfólio, tem a reflexão da semana, tem o seminário municipal(sexta e sábado) que tenho que participar pois ainda não tenho nenhum crédito extra, tem meus filhos reclamando que eu nem cozinho mais, tem a casa, o supermercado e por fim, a enxaqueca ...
sábado, 17 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá, Eunice!
Aqui trazes um exemplo de reflexão trazendo tuas dificuldades e os meios para superá-las.
Realmente não são poucas as tarefas, mas aos pouquinhos vocês vão superando... lembre-se que estás na reta final... logo passará.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário