Hoje, as crianças vivem num mundo onde os instrumentos culturais que estão disponíveis para os adultos também estão ao seu alcance e é comum vermos e ouvirmos dizer que as crianças têm total desenvoltura com o uso de novas tecnologias; que é mais fácil para elas usarem diferentes programas de computação do que para os adultos. Isto eu estou percebendo na prática e é um indicativo de que devemos investir mais nas dinâmicas pedagógicas no sentido de elas se realizarem como verdadeiras práticas sociais, superando a falta de aprofundamento dos conteúdos escolares, fator limitador das competências e habilidades necessárias à formação do cidadão.
Não pretendo parar de usar esses recursos após o período do estágio, pois estão sendo instrumentos auxiliares didáticos de grande valia na ação de ensinar e aprender. O uso desses recursos propiciam novas possibilidades e nos ajudam a planejar atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança tornando-os críticos, cooperativos, criativos e pensantes.
Minhas aulas estão mais dinâmicas, meus alunos têm mais oportunidade de trocar idéias entre si, ajudam uns aos outros, e estão aos poucos se tornando mais participativos e se expressando com menos receio. Esse é o lado bom, mas me preocupo com a questão da alfabetização. Tenho trabalhado com base na premissa de que quanto mais o aluno tem contato com a escrita, maior será a possibilidade de aprender. Utilizo para isso a pesquisa de palavras em jornais e revistas. Por exemplo: pesquisa de palavras iniciadas com as vogais, em seguida exploro o número de letras e sílabas das palavras dentro dos textos, mas parece que falta algo.
domingo, 23 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá, Eunice:
Podes me enviar um email assim que terminar a postagem?
Grande abraço, Anice.
Olá, Eunice:
A preocupação que tens quanto a alfabetização é pertinente e deves seguir assim, até mesmo para que tu possas atingir o objetivo da melhor forma possível. Para melhorarmos é necessário que sejamos instigados.
Outra constatação importante é perceber que tens trabalhado e te esforçado para dar aos alunos muito mais do que o conteúdo, transformando-os em indivíduos autônomos, críticos e responsáveis.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário