A Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática me fez perceber a Matemática como uma ciência dinâmica que está bastante presente no cotidiano das crianças que, brincando, jogando, cantando, ouvindo histórias, estabelecem conexões entre o seu cotidiano e a matemática e entre a matemática e as demais áreas do conhecimento.
A criança entra em contato com os números desde muito cedo, no contexto familiar e social: sua idade, número de sua casa ou telefone, número do seu canal de televisão preferido, ou do andar onde mora, etc.
Esse contato, embora informal, é de grande importância, pois oferece condições de familiarização com o conceito, e a criança começa a estabelecer suas primeiras hipóteses a respeito do processo de representação de quantidades.
As atividades propostas devem considerar as experiências do cotidiano não escolar do aluno, bem como suas experiências escolares anteriores, de modo que ele possa, ao engajar-se no processo de construção do conhecimento, mobilizar o que já sabe para chegar ao que não sabe.
Deve-se considerar ainda que os significados que o aluno constrói para a Matemática, estão estreitamente vinculados aos problemas que ele resolve e às experiências de que participa.
Atividades diversificadas, em diferentes contextos, contribuem para alargar o campo de aplicação dos conceitos. É preciso permitir que a criança explore os espaços, manipule objetos, compare, classifique, serie, etc. A experiência física consiste em agir sobre o objeto e conseguir algum conhecimento por abstração. Por exemplo, descobrir que um objeto é mais pesado do que outro. Na experiência lógico-matemática, o conhecimento não é extraído dos objetos, mas das ações realizadas sobre os objetos pelo sujeito.
domingo, 17 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Querida aluna Eunice!
Desejo que suas descobertas ao tecer o TCC lhes tragam benéficas experiências na sua vida profissional e pessoal.
Obrigada por sua postagem!
Um grande abraço,
Geny
Quais foram os benefícios do Curso PEAD, para a sua vida profissional?
Abraços,
Geny
Olá Professora, Geny!
Vou responder seu questionamento na página do Blog, ok? Bjos
Eunice
Postar um comentário