terça-feira, 12 de maio de 2009

Autoestima da criança negra


A forma como nos sentimos acerca de nós mesmos é algo que afeta crucialmente todos os aspectos da nossa existência. Nossas reações aos acontecimentos do cotidiano são determinadas por quem e pelo que pensamos que somos. Assim a autoestima é a chave para o sucesso ou para o fracasso. É também a chave para entendermos nós mesmos e os outros.
Ao fazer a entrevista com os alunos da minha escola, sobre o sentimento dele como aluno(a) negro (a) na escola, pude perceber claramente que a escravidão deixou marcas profundas no Brasil. Preconceitos racistas passaram à história e prevalecem ainda hoje, mais de cem anos depois da abolição.
Assim sendo, a educação das relações étnico-raciais impõe aprendizagens entre brancos e negros. Entre os negros, poderão oferecer conhecimentos e segurança para orgulharem-se de sua origem africana. Para os brancos, poderão permitir que identifiquem as influências, a contribuição, a participação e a importância da história e da cultura dos negros, no seu jeito de ser, viver e se relacionar com as outras pessoas.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é.. a auto-estima é a percepção que a pessoa tem dela mesmo. O reforço positivo, atenção, interação e dedicação dos outros com ela, por exemplo, podem influenciar que esta sinta ou não sensações boas consigo. Isso se estende a tudo e todos. Na escola, o papel da professora pode acarretar conseqüências boas ou ruins a determinada criança, por exemplo. Abraço, Anice.