terça-feira, 12 de maio de 2009

I N C L U S Ã O

O que me preocupa em relação a inclusão e integração de pessoas com deficiências e necessidades especiais na escola, é a forma como esse processo está sendo implantado e implementado, isto é, a desconsideração da realidade da maioria das escolas públicas brasileiras.
As escolas regulares não estão preparadas para receber os alunos com necessidades especiais, no que diz respeito, à adequação do espaço físico e do preparo dos profissionais que nela atuam.
É visível a angústia dos professores no que diz respeito ao atendimento desses alunos, por não possuirem conhecimentos e habilidades específicas e saberem de sua necessidade, porque como educadores tem consciência de responsabilidade, zelo e ética.
Também me incluo nessa preocupação. Receio que, por não estar devidamente preparada, ou melhor, completamente despreparada, possa vir a causar danos maiores a essas pessoas, do que contribuir efetivamente para sua formação.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é.. o receio ocorre mesmo e isso é um sinal de atenção e cuidado por parte de vocês. Realmente o acolhimento e preparação deve ser realizado e tudo deve ser desenvolvido antes de colocar, sem respaldo algum, os alunos ali no contexto escolar. O cenário NECESSSITA de mudanças. Abraço, Anice.