Na semana que passou trabalhei com o tema Convivência, onde discutimos regras e combinados. Boas maneiras, atitudes de cortesia, respeito e as palavras mágicas, estiveram em pauta. Os alunos dramatizaram situações de uso das palavras, com licença, obrigado, por favor e me surpreenderam demosntrando criatividade ao improvisarem as cenas. Fizeram uso de gestos, mímicas e até improvisaram cenários para representar situações que evidenciaram fatos cotidianos, como cumprimentar um vizinho, pedir algo emprestado ao colega, agradecer por um presente, etc.
Nunca havia feito essa atividade, porque julgava ser difícil de ser executada, pois achava que as crianças teriam dificuldade em se organizar e criar algo a partir de uma tema, mas não foi difícil de ser executada e foi prazerosa para as crianças, pois elas representaram situações que elas mesmo elaboraram.
Esta semana, pretendo trabalhar com um tema bastante amplo, os direitos da criança e associar a eles o conteúdo da série. Por exemplo, através do direito a educação, irei trabalhar o tema escola, relacionando o espaço físico, as funções, a localização, etc.
Por enquanto estou conseguindo linkar os assuntos explorando recursos variados, explorando outros embientes da escola, a tecnologia, tudo que permite tornar a aula prazerosa e dentro da meta de obter aprendizagem significativa. Todas as mídias são muito importantes para potencializar a aprendizagem, pois propiciam a busca de respostas tendo por base o conhecimento trazido pelo aluno, sua intenção de pesquisa, seu desejo de conhecer, por isso é mais envolventes e os resultados positivos.
Um comentário:
Olá, Eunice:
A partir da semana passada, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos (exemplos) ou linkando teoria com prática.
A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).
Aqui trazes exemplos que sustentam tua prática, portanto não precisas refazer a postagem na próxima semana, ok?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário