segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sem Noção!

Tenho observado no meu dia-a-dia uma certa dificuldade em fazer com que meus alunos se expressem na roda de conversa ou nas aulas dialogadas. Hoje por exemplo, estávamos debatendo sobre as regras de convivência e só uma menina falava. Solicitei que os outros participassem também e um menino pediu a palavra para dizer que a mochila da colega estava caída. Quando voltamos ao tema, um colega disse que na escola, não podia brigar, outro que não podia bater, outro complementou que não podia chutar e outro, nem dar soco...
É difícil fazer a criança perceber que tudo que eles falaram eram modalidades que estavam inclusas dentro da palavra brigar, e desta forma, partir para outro exemplo.
No dia do índio aconteceu uma situação similar. Ao perguntar a eles como era o índio, durante a verificação dos conhecimentos prévios, uma menina disse "Ele não usa roupas". Os demais aproveitaram a deixa e citaram o guarda-roupa todo: Ele não usa calça, nem camiseta, nem uniforme, nem calção... Questionei novamente: E além de não usar roupas o que mais vocês sabem sobre o índio? Um menino respondeu: Ele não usa camisa!
Eles não conseguem entender que todas as peças citadas fazem parte do conjunto "roupas". Quase sempre tenho que induzí-los a pensarem em outras coisas.
Será que trabalhar a ídeia de conjunto por espécies, ajudaria eles a adquirirem essa noção?

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eunice:

Creio que estás certa. Que tal trabalhar esta questão, já que percebes que é uma necessidade da turma?

Grande abraço, Anice.