O Programa Nacional de Informática na Educação implementado pelo MEC que abrange a rede pública de ensino,fez com que, de um modo geral,os computadores entrassem nas escolas, mas não garantiu o acesso a essa tecnologia.
O problema não está somente na forma e na finalidade com que ele está sendo utilizado, mas principalmente se está sendo utilizado. As dificuldades estão no despreparo dos professores que veem esse processo como um verdadeiro desafio, e o é realmente, se levarmos em conta o fato de não se ter sido oportunizado aos professores um embasamento teórico, técnico e pedagógico adequado para que pudessem usar o computador como apoio e instrumento no processo ensino-aprendizagem.
Eu mesmo me sinto despreparada.O pouco que sei e que permitiu a inserção de meus alunos do primeiro ano,durante o período de estágio docente nesse contexto, devo ao fato de ter cursado Pedagogia na modalidade EAD, do contrário estaria assim como a maioria dos professores da minha escola: à margem desse processo.
Outro fator apontado como barreira para a não utilização desse recurso, deve-se ao fato de as turmas da rede pública serem demasiado numerosas e haver como em minha escola,apenas sete computadores disponíveis para turmas de trinta a quarenta alunos. Isso gera uma série de dificuldades e uma certa insatisfação, tanto nos professores quanto nos próprios alunos, que ficam impacientes esperando a vez e muitas vezes tumultuam o ambiente.
As escolas não estão encontrando formas de reverter essa situação e este meu tabalho de conclusão tem por objetivo, investigar quais são as barreiras/dificuldades/facilidades que os professores enfrentam ou apontam para a utilização dos computadores em outras escolas da rede pública e os possíveis caminhos para atenuar ou solucionar os problemas que impedem que essa ferramenta seja usada como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.