quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mudando de tema... INCLUSÃO DIGITAL

Revendo meu estágio, creio que o fato mais marcante foi a inserção de meus alunos em outros espaços de aprendizagem, dentre eles o Laboratório de Informática. Pretendo em meu TCC abordar a importância da Inclusão digital, desde os primeiros anos, e as dificuldades que encontrei para efetivar essa inclusão. O texto a seguir foi escrito por mim e relata um pouco dessa problemática:
O Programa Nacional de Informática na Educação implementado pelo MEC que abrange a rede pública de ensino,fez com que, de um modo geral,os computadores entrassem nas escolas, mas não garantiu o acesso a essa tecnologia.
O problema não está somente na forma e na finalidade com que ele está sendo utilizado, mas principalmente se está sendo utilizado. As dificuldades estão no despreparo dos professores que veem esse processo como um verdadeiro desafio, e o é realmente, se levarmos em conta o fato de não se ter sido oportunizado aos professores um embasamento teórico, técnico e pedagógico adequado para que pudessem usar o computador como apoio e instrumento no processo ensino-aprendizagem.
Eu mesmo me sinto despreparada.O pouco que sei e que permitiu a inserção de meus alunos do primeiro ano,durante o período de estágio docente nesse contexto, devo ao fato de ter cursado Pedagogia na modalidade EAD, do contrário estaria assim como a maioria dos professores da minha escola: à margem desse processo.
Outro fator apontado como barreira para a não utilização desse recurso, deve-se ao fato de as turmas da rede pública serem demasiado numerosas e haver como em minha escola,apenas sete computadores disponíveis para turmas de trinta a quarenta alunos. Isso gera uma série de dificuldades e uma certa insatisfação, tanto nos professores quanto nos próprios alunos, que ficam impacientes esperando a vez e muitas vezes tumultuam o ambiente.
As escolas não estão encontrando formas de reverter essa situação e este meu tabalho de conclusão tem por objetivo, investigar quais são as barreiras/dificuldades/facilidades que os professores enfrentam ou apontam para a utilização dos computadores em outras escolas da rede pública e os possíveis caminhos para atenuar ou solucionar os problemas que impedem que essa ferramenta seja usada como recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.



2 comentários:

Geny disse...

Querida Eunice!
Que bom examinar cuidadosamente sua experiência do estágio!
Acredito que a troca de tema para o TCC, deve facilitar o seu trabalho, tanto seja com seus alunos, como as dificuldades dos professores com a inclusão digital nas escolas.
Na verdade o Curso PEAD oportunizou essa experiência, o computador será em breve uma ferramenta necessária para ser utilizada no desenvolvimento dos alunos em sala de aula.
Desejo sucesso, você tem todas as condições para desenvolver um bom trabalho.
Abraços,
Geny Schwartz

Eunice Dalla Vecchia disse...

Obrigada professora Geny.
Bjs!