quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alegria de saber!

Muitas vezes recebi em minha sala de aula, alunas que cursavam o ensino superior e vinham observar a aula, trazendo sempre umas" perguntinhas" sobre aprendizagem, método, embasamento teórico, etc.
Eu detestava responder aquelas perguntas, porque não sabia as respostas, tinha que pesquisar para escrever algo que mascarasse o que eu não sabia, e além do mais, me tomava tempo. Então quando podia, dava uma desculpa e passava a bola para outra colega que tivesse mais formação que eu.
Esta semana, uma estudante de Pedagogia que tem uma irmãzinha de sete anos em minha turma da tarde, disse-me que havia feito uns testes com a irmã para ver como andava o raciocínio lógico matemático da mesma. Quando ela começou a detalhar as atividades que havia feito com ela, interrompi-a e disse: - Ah, é o Método Clínico de Piaget! Naquele momento senti um orgulho imenso de mim mesma por saber do que ela estava falando, e expliquei algumas coisas para ela, que talvez ela já soubesse, mas naquele momento era importante que ela soubesse que estava falando com uma professora que possuia conhecimento.
Ela observou a aula até a hora do recreio e depois da observação, deixou a folha de perguntas que respondi ali mesmo, em sala de aula, em meio as conversas e os burburinhos dos alunos, e com muita facilidade.
Esse conhecimento eu adquiri durante o curso de Pedagogia em uma das interdisciplinas ( Representação do Mundo pela Matemática)

*Informações sobre o método Clínico Piagetiano para os vititantes que não são da área ou que, eventualmente, não saibam do que se trata:
O Método Clínico Experimental de Jean Piaget apresenta-se como possibilidade investigativa do nível de pensamento da criança, na tarefa psicopedagógica. O Método disponibiliza recursos para avaliação do potencial criativo e cognitivo da criança, possibilitando interferências criativas do aplicador que age como um "provocador" de aprendizagem, levando a criança a fazer reflexões e desacomodações necessárias para avançar aos níveis subsequentes de pensamento.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Eunice, (21/10alegria de saber)
A minha alegria é imensa ao ler o depoimento registrado no seu portfólio, saber que o Curso PEAD lhe proporcionou tão grande experiência, é uma satisfação!
Quanto ao Método Clínico de Piaget, é de suma importância para o conhecimento de um Educador consciente.
Continue registrando suas experiências, obrigada pela postagem!
Abraços,
Geny

Eunice Dalla Vecchia disse...

Obrigada Professora!
Fico feliz também pelo curso ter me oportunizado conhecer a senhora que é uma pessoa muito bacana, que sempre nos incentiva e nos anima a ir em frente!
Um grande abraço,
Eunice