segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diversidade na Escola



Durante meu Estágio de Docência trabalhei com os alunos a construção da identidade individual e grupal, com o objetivo de possibilitar que o aluno falasse de si mesmo, percebesse suas características pessoais, bem como as do outro. Contruímos um pbworks e registramos fotos que evidenciavam a diversidade e trabalhei com eles o respeito a essa diversidade, salientando que somos semelhantes porém, diferentes.


A Interdisciplina "Questões Étnico-Raciais na Educação" possibilitou que pensássemos sobre as normas sociais dos grupos aos quais pertencemos e dos papéis que exercemos com a nossa própria individualidade e que conferem à nossa identidade duas importantes dimensões: somos seres singulares com traços que são únicos; somos seres plurais e compartilhamos diversas características comuns com nossos semelhantes.
Essas aprendizagens me deram embasamento para desenvolver um belo trabalho em sala de aula. Até as atividades relativas ao "Dia do índio" tiveram uma nova abordagem pois levou a criança a perceber a existência de outros grupos sociais.
Ao invés de pintar as carinhas das crianças e dar uma folha para colorir, como fazia anteriormente, mostrei a eles diferentes vídeos onde os índios apresentavam seu canto, sua dança e seus costumes.
Procurei desfazer um pouco aquela imagem pré-concebida do índio que vive na mata, anda nú e caça e pesca para sobreviver. Mostrei a eles que as crianças indígenas vão à escola como eles, visitam e conhecem outras cidades, e interagem com outras crianças.
(Eles ficaram boquiabertos ao saber que eu tinha encontrado um casal indígena numa escola e havia tirado uma foto com eles.)


Desta maneira promovi uma aproximação cultural e a valorização da diversidade de forma que os alunos se apropriassem do conhecimento estabelecendo um diálogo com o seu mundo e com o mundo que os rodeia de forma crítica e consciente.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Eunice!

O seu trabalho usando os aprendizados da Interdisciplina “Questões Étnico-Racial na educação”, é um documentário muito valioso, e uma grade reflexão com seus alunos sobre as diferenças raciais, cor da pele, etc. Parabéns!

Obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny