terça-feira, 16 de novembro de 2010

Linguagem e Educação

A Linguagem oral possibilita à criança comunicar-se, interpretar, representar o mundo e organizar o pensamento. Ao chegar a escola, toda criança está imersa na cultura de seu grupo social e vai aprendendo essa cultura por meio da oralidade. Independente do domínio que a criança possua de falar, os adultos que a cercam falam perto delae com ela em suas práticas sociais cotidianas. Ninguém espera por exemplo, que um bebê aprenda a falar para só depois falar com ele, mesmo que esta conversa não tenha uma resposta imediata. Portanto, é mais do que certo que ao chegar a escola, os alunos já utilizem a oralidade para comunicar idéias, sentimentos, desejos, para influenciar e interagir com o outro. Junto ao seu meio familiar e social eles empregam a fala de maneira significativa, ou seja, as palavras são usadas em situações de comunicação.
No início do ano letivo, tive um pouco de dificuldade em fazer com que as crianças experessassem suas idéias oralmente, em conversas dirigidas ( aulas dialogadas). Geralmente elas repetiam palavras ou frases que já haviam sido ditas pelos colegas ou simplesmente se abstinham de expressar opiniões. Diante do fato intensifiquei ações onde a linguagem oral se fizesse presente com o objetivo de oferecer às crianças a possibilidade de ampliar sua capacidade de comunicar-se oralmente, incentivando que elas falassem tudo que estivessem pensando, imaginando. O importante era que as crianças pudessem falar e ouvir e para tanto, criamos rodas de conversa sobre assuntos diversos, como o relato do final de semana de cada um, a descrição de um objeto que estava no meio da roda, as utilidades do mesmo,etc.
Também fiz um trabalho sobre o respeito pela vez e pela voz do outro, pois era comum uns rirem dos outros e essas atitudes intimidavam os falantes. Creio que esse trabalho estimula a expressão oral e possibilita ao professor organizar situações de aprendizagem onde a turma se expresse de forma real e autêntica.
Para mim também foi uma aprendizagem, pois antes de cursar essa interdisciplina eu questionava os alunos sobre o conhecimento que eles possuiam sobre um determinado tema e na sequência já ia explicando. Hoje procuro tirar deles as informações, vou fazendo provocações e plantando a dúvida nas afirmações deles e acabo fazendo com que eles sanem as dúvidas por outros meios, envolvendo a família ou outros professores, pois dessa forma também estou incentivando-os à pesquisa, a busca de soluções e oferecendo a mediação necessária entre o aprendiz e o conhecimento.

4 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Eunice!

Suas colocações referentes à Linguagem oral são convincentes, a exemplo do bebê.
As provocações para desenvolver essas habilidades são muito importantes, assim como o respeito com aqueles que têm dificuldades para se comunicarem oralmente. Achei legal a maneira de como procura alcançar esse objetivo.

Obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny

Eunice Dalla Vecchia disse...

Obrigada profê!
Nos poderemos recuperar as postagens atrasadas? Esta semana estou voltada para o TCC pq a segunda versão é para dia 28/11 e eu ainda tenho que colocar fechar 2 capítulos.
bjs
Eunice

Geny disse...

Olá Eunice!

Na medida do possível vá postando sim, as atividades atrasadas, teu caso não apresenta grandes problemas.
Bom trabalho e sucesso com o TCC.

Um grande abraço,

Geny

Eunice Dalla Vecchia disse...

Obrigada!
Beijinho!