sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Escola Cultura e Sociedade

* Postagem referente a semana de 04a 10/10

A PALAVRA educação tem sido muitas vezes empregada em sentido demasiadamente amplo, para designar o conjunto de influências que, sobre nossa inteligência ou sobre a nossa vontade, exercem os outros homens, ou, em seu conjunto, realiza a natureza. Ela compreende, diz Stuart MILL, "tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza".
A partir dessa frase, repensei minha trajetória pessoal e profissional. Nela estão incluídas desde minhas escolhas mais práticas e cotidianas até minhas opções mais íntimas. Vários caminhos foram trilhados em diálogos com idéias, interesses, vivências, curiosidades, até a construção da pessoa que sou momentaneamente, pois ainda estou em processo de mudança, buscando aperfeiçoamento. A meu ver, a diferença e a semelhança entre pessoas são definidas pela educação e pela cultura que cada um tem.
Atualmente, entendo que educação é tudo o que auxilia a pessoa a desenvolver suas potencialidades, não apenas as cognitivas ou intelectuais, mas também as afetivas, artísticas, espirituais, os valores, o corpo, etc. Acredito que a educação deva perseguir todas essas dimensões para transformar a escola num espaço de efetiva aprendizagem, pois esta tem como papel fundamental a conscientização do homem para o exercício perfeito da cidadania e qualificação profissional.
Quando se fala em educação, fala-se em vida. E vida a qual nos referimos não é o simples fato de se mover, andar, comer e trabalhar, todavia, é sermos valorizados como homem e como pessoa, no respeito aos nossos sentimentos, direitos civis e jurídicos para preservação de nossa dignidade.

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