sábado, 4 de dezembro de 2010

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Como encerraram-se os eixos das interdisciplinas e estamos em fase de conclusão dos TCCs, e beirando o temido workshop final, expresso aqui a minha impressão sobre esta experiência de elaborar um trabalho de conclusão.
As emoções são parte indissociável deste trabalho. Aborrecimento, ansiedade, preocupação, frustração, são alguns dos sentimentos que me acompanharam durante o processo. Muitas vezes me senti oprimida diante das dificuldades e pensei em desistir, mas só pensei...
A construção do trabalho não é simplesmente uma atividade técnica, que se pode elaborar sem muita reflexão, sem uma ampla pesquisa, e também não é uma ação desprovida de comunicação, pois mais solitária que a tarefa possa parecer, pelo contrário, opiniões e incentivos são fundamentais nesse momento.
Devia existir o "Grupo de Apoio aos Formandos em Situação de Stress" para atender acadêmicos, nos semestres finais do Curso de Graduação que apresentam dificuldades em virtude das exigências nesta etapa de sua formação. Talvez nos cursos presenciais, os alunos não "sofram" tanto, pois creio que possam socializar as dificuldades, bem como, refletir coletivamente e buscar encaminhamento para minimizar as dificuldades encontradas, em vez de passarem pela angustiante espera de uma resposta via e-mail como no caso dos alunos da EAD.
Ter o professor orientador ao alcance da mão e da voz, é uma necessidade que decorre do próprio sentido da atividade, e da constatação de que uma boa construção reside em grande medida no encontro, na comunicação, na cumplicidade, nas idéias compartilhadas.
Ao final, ouso dizer que estou satisfeita como autora, e que as dificuldades que encontrei, as buscas e as indagações que tive, as trocas e os ajustamentos que fiz durante o processo de construção do TCC, me propiciaram uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional ímpar e a coragem de assumir que somos tão aprendizes quanto nossos alunos.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna e colega Eunice!
Em primeiro lugar parabenizo pela conclusão da trajetória percorrida ao longo desses quatros anos e meio, sei que grandes desafios foram vencidos no Curso PEAD, na certeza de que valeu a experiência tanto vocês, assim como nós tutores e toda a equipe envolvida nos sentimos vencedores, as interações, as reflexões foram muito importantes nas construções e ampliação do conhecimento.

Obrigada foi um privilégio acompanhá-la!

Um grande abraço,

Professora Geny Schwartz
Tutora Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS

Eunice Dalla Vecchia disse...

Obrigada Querida professora pelo incentivo e o carinho que sempre teve conosco.
Abraços, Eunice!